Primeiro dia Completo em Cuba (ou “Viva la Revolución!”)

Acordamos em: Havana
Paramos em: Pinar del Rio; e
Dormimos em: Maria la Gorda
Dia seguinte o café da manhã tinha muitas opções mas nenhuma agradava nossos paladares brasileiros. Mas o omelete quebrou um bom galho.
Café da manhã reforçado pra começar a jornada!
A primeira coisa que fizemos em Havana foi comprar umas águas. E já aí percebemos a primeira diferença com o brasil (terceira, a primeira foi a falta de placas e a segunda a frota de carros antigos que deixa qualquer feira de antiguidades no chinelo): o supermercado não tem quase nada, mas apenas itens de cesta básica. É engraçado ir a um galpão grande e encontrar quase todas as prateleiras com apenas umas dezenas de variedades de itens de alimentação. Arroz, feijão, óleo, massa de tomate, essas coisas.
A feira de carros antigos está em todas as ruas de Cuba
Zarpamos para Piñar del Rio. O destino final era Maria La Gorda, um resort dedicado quase que exclusivamente para scuba diving.
Típica Rodovia Cubana (detalhe para o super seguro meio de transporte cubano)
Primeira fria da viagem: fomos parados por um falso policial (com uniforme e tudo). Ele nos disse que era responsável pela segurança da estrada, e que um ônibus havia quebrado mais a frente e que precisava mandar uma pessoa lá para ajudar. Relutamos, mas ele conseguiu enfiar um cara no nosso carro. Ficamos meio com medo e o falso guarda tentou nos tranquilizar dizendo que poderíamos ficar com a identidade do carinha caso ele fizesse alguma coisa errada (putz, valeu, agora sim estou tranquilo!). Não deu duzentos metros de viagem e nosso carona Michel nos disse que fazia agronomia e veio visitar a namorada naquela cidade, por isso a carona. Não deu mais uns 500 metros e vimos qual é o uniforme da verdadeira polícia, e demos por encerrado e arquivado o caso: caímos em um golpe.
Mas Cuba é fantástica. É um país em que você não tem medo dos golpes, porque eles são, na realidade, golpes do bem. Na verdade o sistema de transporte é tão precário (para não dizer caótico) que os pobres cubanos muitas vezes imploram por uma carona. E não é que gostamos? Logo depois de deixarmos o suposto “tratante” (e a conversa relativamente boa que travamos no curto percurso) já pegamos um “abuelito” que contou sua história de vida. Ele percorreu 60 mil km de bike em cuba para montar sua árvore genealógica de que falava com todo o orgulho do mundo coisas como 5 gerações de cor. Ele escreveu um livro (que fez questão de nos oferecer um exemplar se fôssemos visitá-lo em sua casa). Ah sim, ele tem 80 anos.
Paramos em Piñar Del Rio e almoçamos em um restaurante de um hotel. Pedimos um prato de frango assado que custava míseros 2.5 CUCs, ou equivalente a 7.5 reais. O arroz custou mais 1.5 reais.
Almoço em Piñar del Rio
Piñar del Rio
Nem mesmo feita a digestã, bora para Maria la Gorda. E aí começamos a notar um outro detalhe constante em Cuba. A propaganda política é extremamente presente em todos os lugares. Deus no céu, Fidel, Che e Hugo Chavez na terra. Independente da orientação política, sério, chega a ser nojento o quanto a paisagem cubana é inundada com dizeres “revolucionários”. E tá aí uma palavra que o governo cubano adora: revolução. É uma palavra tão antiquada, fora de moda, decadente como muitas outras coisas por aqui. E não critico Cuba por sua decadência, pelo contrário. Aliás, esse é um toque que deixa o turismo aqui surpreendentemente diferente. É tipo olhar uma foto antiga e reparar o cabelo e a vestimenta da sua mãe na década de 70 ou 80. É quadrado. E cuba é exatamente assim. Mas enfim, o governo cubano vive exaltando a revolução como se nada mais tivesse ocorrido nos últimos 55 anos…

Propaganda Cubana…
Erramos o caminho por uns 5km (claro que isso ia acontecer), o que deu 10km ida e volta. Mas finalmente, lá pelas 16h00 chegamos em Maria la Gorda.
Perto de Maria La Gorda

Mari Exploradora

Maria la Gorda é um paraíso na terra! Oficialmente Santorini, na Grécia clama ser a cidade com o pôr do sol mais bonito do mundo, mas o pôr do sol em Maria la Gorda pode facilmente entrar nessa briga. Um pouco antes fizemos um snorkeling em uma água extremamente cristalina, que nos deixou bem animados para o que viria no dia seguinte.
Vista do nosso Quarto

Vida Boa!

Santorini ou Maria la Gorda?

No Filter!

Jantamos um peixe fresco delicioso – a comida era uma grande preocupação em cuba, e estamos sendo positivamente surpreendidos… e fomos dormir, que amanhã tínhamos 3 buceos (mergulhos) para fazer.

Aqui embaixo as fotos do nosso snorkeling de fim de tarde:

Brincando com snorkel

Brincando com snorkel (2)

Brincando com snorkel (3)

Brincando com snorkel (4)