Dia 14 – Lake Myvatn

O dia de ontem ter sido o melhor até agora teve um preço: chuva todo o dia hoje. Bom, aproveitamos isso para cumprirmos mais um trecho longo da viagem. Hoje foram 303 km rodados e a chuva não cedeu quase nenhum momento.

Apesar dos pesares, ainda deu para fazer algumas coisas no caminho, apesar de termos deixado para trás um full-day trekking por causa da chuva.

Antes de sair do nosso B&B, pegamos umas coisinhas nossas de café da manhã e preparamos nosso café na cozinha da casa em que estávamos. Tomei um café de máquina decente porque não aguento mais o meu café horrível feito na prensa francesa.

Imensidão de nada
O vento tava de boa, viu

A primeira parada foi Dettifoss, uma cachoeira (assim como outras que vimos aqui) espetacular pelo volume de água e a força com que o rio deságua nas pedras. Pra chegar lá, paramos em um estacionamento grátis (percebemos que quanto mais longe do turistão estamos, menos as coisas são “pagas”). Fizemos um mini-trekking de 1km pra chegar até a cachoeira. A chuva tinha parado um pouco, mas o vento estava absurdamente forte.

A cachoeira era imensa, mas o frio e a pessoa que tirou a foto não cooperaram para que nos esforçássemos por uma foto melhor

Aproveitamos o estacionamento que paramos para fazermos nosso almoço – dois cup noodles horríveis, um suquinho saudável e uma bolachinha com chocolate de sobremesa. Ok, não foi dos mais saudáveis almoços, mas foi completo – prato principal, bebidas e sobremesa.

Ficamos em dúvida se aumentávamos ainda mais nosso desvio da Ring Road (01), e esticávamos para o Asbyrgi Canyon. E ainda bem que resolvemos ir pra lá, porque o lugar é lindo!

Asbyrgi Canyon

Fizemos mais um trekking de uma hora e pouquinho para visitar o Canyon que é fantástico – no final dele (ele faz tipo um U), tem um lago transparente e verde. E como estávamos protegido por paredões de pedra de todos os lados, o barulho do vento simplesmente não existia: ali era um silêncio total, que só era quebrado quando um ou outro turista resolvia gritar alto para que os paredões de pedra ecoassem, um por vez, a voz cada vez mais apagada. Sem dúvida, o canyon foi o ponto alto do dia!

Resolvemos desviar de vez da Ring Road e fizemos o resto do dia na rodovia 85. Ela margeava o mar e dava para perceber que a vista ali era linda, a gente só não conseguia ver nada haha 😂

Paramos em Husavik para abastecer. Essa é uma cidadezinha simpática daqui (na verdade todas cidades aqui são simpáticas) portuária e turística porque tem passeios de whale-watching, que segundo o cara tem 99% de chances de ver baleia, mas que ultimamente, apenas um dos 5 tours diários tem avistado alguma.

Finalmente chegamos no nosso destino, o lago Myvatn, que fica numa região termal bem ativa aqui no norte da ilha. Fomos direto para o Mývatn Nature Baths, que são piscinas naturais geotermais. É uma versão mais “acessível” da Blue Lagoon perto de Reykjavik. E, segundo a tiazinha lá, a água não estava tão quente por causa dos ventos e ela deu 10% de desconto pra gente.

E realmente o lugar é lindo, a água super azul (e cheira ovo podre, como tudo por aqui), mas não estava quentinha suficiente como queríamos. Mas valeu.

No jantar comemos uma pizza no Daddi’s Pizza, que fica dentro de um camping aqui.

Vamos torcer para o dia ser melhor amanhã.