Nova Zelândia – Fox e Franz Josef Glaciers

Olá, olá

Comparado a antes de ontem (16/jan), ontem e hoje foram dias bem mais tranquilos. Fizemos as contas, e percebemos que estamos com bastante tempo para fazermos os próximos trechos com mais tranquilidade. E por azar acabamos não fazendo Glenorchy nem nosso voo livre de Asa Delta e Parapente. Enfim, não se pode querer tudo também, certo?
Em nossa última noite em Queenstown, fomos psicologicamente tentados pelo carinha da lojinha de passeios a fazer o helicóptero e caminhada na geleira. Entretanto, 350 dólares estava um pouco salgado demais.
Acordamos não muito cedo ontem (lá prumas 8h30), e saimos sem pressa de nosso ótimo hotel de Queenstown – que tinha a melhor cama e 2938 travesseiros diferentes. Nosso destino era um pouco longe: Franz Josef e Fox Glacier, duas geleiras que são bem próximas uma da outra. A viagem foi mais ou menos de 6 horas, pois voltaríamos para Wanaka subindo e descendo as montanhas de Queenstown. Além disso, passaríamos por Haast Pass, outro trecho de muuita montanha. E, claro, estávamos sem pressa (como é bom isso!).

Mas fomos tranquilos. Vistas espetaculares, como sempre, mas agora a paisagem estava mudando. Após Wanaka, e passarmos por uma estrada entre os lagos Hawea e Wanaka, começamos ver paisagens de floresta tropical – arvores verdes, bem como estamos acostumados aqui.

Nossa primeira parada foi em Wanaka (de novo!) e aproveitamos para ver a preparação de uma competição de triatlo que estava movimentando a cidade. Nossa segunda parada, já para o almoço, foi em Haast. O restaurante, no meio do nada, era bastante exótico: exibia troféus de caçadas anteriores (provavelmente do dono do lugar). havia mais ou menos umas 5 cabeças empalhadas e uns 30 chifres de antílopes. Repusemos lá nossas reservas de proteínas e pé na estrada de novo.
Chegamos em Fox Glacier mais ou menos por volta das 16h00, e fomos fazer o passeio a pé até a base da geleira (de grátis é mais gostoso), em uma trilha de mais ou menos 1 hora. O vale é imenso, e a paisagem de tirar o fôlego (desculpe o chavão).

Fomos para Franz Josef para achar um lugar para ficar. Jantamos no restaurante mais movimentado da vila uma salada com carneiro que estava ótima. Ficamos em um motelzinho muito ajeitado (58 on Cron), pegamos um DVD emprestado e terminamos o dia assistindo “When a man loves a woman”. Bom para dar uma aquecida na alma em um país gelado!
Caminho para Franz Josef

Hoje  partimos tarde de novo (saimos umas 9h00), agora para fazer o passeio até a base da geleira Franz Josef. Novamente o cenário é muito bonito – as duas são espetaculares e não dá para escolher qual é melhor do que o outro. Na saída da geleira, demos carona para um israelita mochileiro até a cidade. Feito isso, pegamos o carro e zarpamos para fazer a costa oeste inteira. Iríamos de Franz Josef até Westport.
Franz Josef Glacier

Almoçamos em Hokitika, uma cidadezinha que clama ter um excelente por-do-sol. A cidade é extremamente simpática e o café em que almoçamos também é fabuloso. Como o almoço foi bem servido, paramos na próxima cidade – greymouth – para dormir uma horinha no carro. Coloquei o pijama, paramos em uma sombra e dormimos por um bom (e muito bem aproveitado) tempo.
Pancake Rocks

Entre Greymouth, que é a maior cidade da costa oeste, e Westport estão as Pancake Rocks, que é um ponto turístico pelo visto bastante importante. O lugar estava bem cheio de turistas e paramos para algumas fotos. Chegamos em Westport perto das 19h00. Fomos ver uma colônia de focas e depois jantamos em um restaurante bacana (considerando que essa cidade tem 5k habitantes).

Foi isso
Abraços!

0 Comments

1. Paisagens espetaculares e de tirar o folego!!! Amei !!! Cada lugar mais lindo que outro ! E voces no cenario entao ..ai nem se fala rsrsr Estou com muitas saudades 🙂 :*