Montreal II

Acordamos em: Montreal
Dormimos em: Montreal

Hoje foi nosso segundo dia completo em Montreal. Acordamos um pouco mais tarde – um descanso das corridas – e fomos tomar um café na Boulangerie les Co’pains d’abord. O lugar era bastante apertadinho, mas os pães gostosos. Seria muito melhor para viagem do que para comer lá, pois estava bem cheio. Mas como a gente não tinha muita escolha (afinal lá fora tava 0 graus), acabamos esperando uma mesinha vagar e comemos uns croissants com cappuccino.

Voltamos para casa para esperar o restante do pessoal e acabamos saindo perto do meio dia. O destino – que fizemos à pé – seria a Basílica de Notre Dame. Ela é menor que a de Paris, mas a fachada é bem parecida (e o interior não menos impressionante). Hoje a noite tinha um famoso show de luzes, mas estamos muito cansados para programar qualquer coisa depois das 8 da noite…

Depois da Basílica, tomamos um Uber para o Biodome. A jornada foi melhor do que o destino, porque viemos conversando bastante com nosso motorista – com o ponto alto dele falando que todos nossos casacos eram fakes e sobre a recente legalização da maconha. Ah, ele já tinha visto vários vídeos do Brasil – especialmente os que policiais à paisana atiram nos bandidos. O Biodome estava fechado (e vai ficar até o ano que vem) e o nosso motorista falou graças a deus porque aquele era bem um programa tourist trap e que não valia a pena o valor da entrada.

Mesmo fechado acabamos ficando por lá mesmo, pois havia ali o parque olímpico e o jardim botânico. Dentro do parque olímpico tinha um centro de esportes (que eram algumas quadras, academia e piscinas) que a galera ia lá para treinar. O nível do lugar é espetacular – o tipo de coisa que existe só em países que valorizam o esporte.

E por falar nisso, depois de visitarmos esse centro de esportes, fomos dar uma volta à pé no parque que tinha alí atrás (Maisonneuve Park). Foi uma boa ideia, pois pegamos a chegada de uma competição de corrida cross country feminina. E o tempo que elas estavam chegando era impressionante: não é à toa que a linha de chegada parecia um cenário do Walking Dead, praticamente todas as meninas que chegavam caíam, desmaiavam, etc. Sério, dava muita aflição por um lado. Mas por outro mostra o quanto que eles levam a sério o esporte por aqui: além de muita gente treinando esportes o tempo todo, é praticamente impossível encontrar um canadense acima do peso.

O frio estava pegando, então pegamos outro Uber, para irmos na rua principal do comércio aqui em Montreal: rua Saint-Catherine. Demos uma volta, e duas sortes: primeiro que estava tendo uma zombie parade, com desfiles de centenas de zumbis diferentes e segundo, para a nossa alegria começou a nevar! Pegamos a primeira neve do ano por aqui!

Jantamos em um restaurante Afegão, bastante tradicional. Comemos um kebab diferente, com três tipos de arroz. E ganhamos uma sobremesa típica que parecia um pudim. Bem diferente e muito gostoso.

Vamos dormir cedo: amanhã devemos sair lá pelas 5 da matina para o aeroporto rumo a Chicago.